Eleições 2022

MDB e DEM são os partidos que mais elegeram prefeitos em Rondônia; PSDB e PDT encolhem

Ao todo, 14 partidos saíram ‘vitoriosos’ no primeiro turno das Eleições. Empatados, PP e PSD terão 6 gestores cada um.

Publicados

em

Apuração indica vitória de 14 — Foto: Arte G1

O MDB e DEM são os dois partidos que mais elegeram prefeitos nas 51 cidades de Rondônia, segundo levantamento feito. Ao todo, 14 partidos saíram ‘vitoriosos’ no primeiro turno das Eleições.

A partir de janeiro de 2021, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB vai ocupar nove cadeiras municipais, enquanto o DEM terá oito chefes do executivo. Empatados, PP e PSD terão 6 gestores cada um.

A prefeitura de Porto Velho é a única em que a disputa será decidida no segundo turno. Na capital, PSDB (Hildon Chaves) e PP (Cristiane Lopes) disputam a cadeira do poder executivo no dia 29 de novembro.

Cenário dos partidos

O PT, que tinha candidatos a prefeito em dez cidades do estado, conseguiu vencer apenas em Teixeirópolis, com a reeleição de Tonin Zotesso.

Já o PSL estava disputando o pleito em três cidades, inclusive a capital Porto Velho com o candidato Eyder Brasil, mas não venceu em nenhuma. Os partidos Cidadania, DC, PC do B, PL, PSC, PRTB, PTB, Solidariedade e PSOL também não conseguiram emplacar gestores municipais.

Leia Também:  Presidente da Câmara assume prefeitura de Ji-Paraná, RO, após prefeito ser preso pela PF em operação

Um dos partidos com mais candidatos disputando as eleições municipais era o MDB; foram 26 tentando entrar nas prefeituras, e somente nove receberam votos suficientes. O partido conseguiu se eleger em basicamente toda região do Vale do Guaporé (São Francisco, Seringueiras e São Miguel).

Mudanças com relação a 2016

Apesar do MDB ser o que mais elegeu prefeitos neste ano, o partido teve uma queda de 30% em relação a eleição de 2016, quando o MDB emplacou 13 cidades.

O TSE indica que o PSDB perdeu três cadeiras do chefe do executivo no interior nas Eleições 2020, enquanto o PP perdeu uma em relação a 2016. O PV se manteve em 3 eleitos

O PDT também encolheu nas urnas neste ano: foram três candidatos eleitos. Já em 2016, segundo o TSE, o partido teve oito vencedores.

Comparando com a eleição passada, o partido que mais cresceu nos municípios do interior foi o DEM. Saiu de 3 para 8 prefeitos eleitos (um aumento de 166%).

Fonte: G1RO

Propaganda

CIDADES

Reeleito, Hildon diz que será prefeito de todos os portovelhenses e promete investir em saneamento básico

Hildon Chaves falou sobre a vitória que obteve nas urnas, com mais de 109 mil votos. Na casa dele, o prefeito reeleito estava acompanhado do vice, Maurício Carvalho.

Publicados

em

Prefeito Hildon Chaves ao lado de Maurício Carvalho, vice eleito em Porto Velho — Foto: João Antônio/CBN

Após ser reeleito prefeito de Porto Velho neste domingo (29), Hildon Chaves falou sobre a vitória que obteve nas urnas, com mais de 109 mil votos.

Em entrevista à Rede Amazônica, o candidato agradeceu os votos dos eleitores e disse que vai governar para todos.

“O sentimento é de realização. Agradeço a todos. A partir de agora o processo eleitoral está terminado e o prefeito Hildon Chaves será o prefeito de todos os 530 mil portovelhenses”, disse.

Perguntado por jornalistas sobre o que deve fazer de diferente na próxima gestão, Hildon prometeu focar em investimentos principalmente ao saneamento básico.

“Nós vamos continuar com investimentos pesados e intensivos na infraestrutura de Porto Velho, que demanda muito investimento e muito trabalho a ser feito. Temos um desafio especial, que é o saneamento básico e abastecimento de água. Estamos na iminência de iniciar o processo licitatório da água e do esgoto. As três maiores empresas de saneamento vieram aqui na capital, realizaram estudos e a partir desse momento vamos avançar nesse processo licitatório”, revelou.

Hildon Chaves fala com imprensa após ser reeleito em Porto Velho — Foto: Diêgo Holanda/G1

Hildon Chaves fala com imprensa após ser reeleito em Porto Velho — Foto: Diêgo Holanda/G1

Leia Também:  Menino de 2 anos fica com panela presa na cabeça, em RO

O empresário e ex-promotor Hildon Chaves, do PSDB, foi reeleito prefeito de Porto Velho em votação do segundo turno neste domingo (29). O vice eleito é Maurício Carvalho, do mesmo partido. O resultado foi confirmado com 95,25% das urnas apuradas às 17h41.

Até 18h45, o tucano tinha 109.988 votos, o que corresponde a 54,47% dos votos válidos, contra 45,53% de Cristiane Lopes (PP), que obteve 91.938 votos. Esta foi a terceira eleição municipal consecutiva em que houve segundo turno.

Fonte: G1RO

Continue lendo

POLICIAL

POLÍTICA

CIDADES

ELEIÇÕES 2020

MAIS LIDAS DA SEMANA