CARROS E MOTOS

Qual o peso da pintura de um carro ?

Processo feito por robôs não pode ser reproduzido fora da fábrica e envolve múltiplas camadas de produtos químicos

Publicados

em

A resposta curta não poderia ser mais evasiva: depende. Isso porque, naturalmente, um automóvel maior demanda mais tinta, o que reflete na balança. Mas, de acordo com a fabricante de insumos PPG, todos os elementos da pintura de um carro adicionam de 5 a 8 kg no peso.

A quantidade de camadas também varia de acordo com as fabricantes e até o segmento do carro. Modelos premium e de alto luxo podem receber diversas demãos de tinta, para chegar a tonalidades mais chamativas. Em nome de exclusividade vale tudo: a Rolls-Royce colocou até diamantes triturados na tinta para criar um efeito exclusivo para um de seus clientes.

Original, nunca mais

Polimento automotivo; polir; carro; cuidado com a pintura (Foto: Thinkstock)

Outra característica da pintura moderna dos automóveis é que ela simplesmente não pode ser reproduzida fora da linha de montagem. “Na fábrica robôs aplicam a tinta de maneira automatizada, em um carroceria completamente limpa e na temperatura adequada (120º C a 130º C) para o processo de cura”, continua a PPG. “Em um processo de repintura o veículo já está montado, e não é possível aumentar a temperatura além dos 60º C para evitar danos.”

Leia Também:  Pandemia leva a Globo a cancelar entrevistas em estúdio e a propor alteração na composição do debate de primeiro turno

Além disso, as máquinas são capazes de aplicar camadas de tinta com a espessura inferior ao de um fio de cabelo. Por mais eficiente e qualificado que seja o profissional que fará o reparo, não é possível reproduzir essa precisão fora da fábrica.

Isso explica porque muitos colecionadores valorizam mais um carro com pequenos danos, mas que nunca foi repintado, do que um veículo completamente restaurado.

FONTE – MEL TRENCH (COM RODRIGO RIBEIRO)

Propaganda

Ariquemes

Doses da vacina contra poliomielite acabam em duas cidades de RO; data do ‘Dia D’ em Ariquemes é alterada

Em Ji-Paraná, setor de imunização disse que doses chegarão na próxima semana, mas não informou quantas serão enviadas. Mobilização foi remarcada para 24 de outubro no município do Vale do Jamari.

Publicados

em

Menina toma gotinha da vacina contra poliomielite. — Foto: Reprodução/EPTV

As doses da vacina contra a poliomielite acabaram em Ji-Paraná e Ariquemes. O município do Vale do Jamari, por exemplo, precisou alterar a data do “Dia D” de vacinação para 24 de outubro. O Dia Nacional da Vacinação ocorre no sábado (17) em todo país.

Em Ji-Paraná, a reposição das doses deve acontecer na próxima semana, mas o setor de imunização não informou quantas serão enviadas.

As 600 doses que foram disponibilizadas pelo Governo de Rondônia acabaram no município nesta semana. As primeiras imunizaram 12% da meta de vacinação contra a poliomielite. O objetivo é vacinar sete mil crianças menores de 5 anos. A campanha de multivacinação para atualizar o cartão de vacina na cidade segue em curso.

No caso de Ariquemes, município do Vale do Jamari, a data do “Dia D” de vacinação precisou ser alterada para o dia 24 de outubro por causa da falta da dose.

Segundo a gerência de Vigilância em Saúde, para a campanha que começou no último dia 6 de outubro, a cidade recebeu apenas 500 doses que deram para dois dias de vacinação. O município tem cerca de 5 mil crianças na faixa etária que precisa ser vacinada.

Leia Também:  Decreto prorroga 'toque de recolher' por mais quatro dias em 29 cidades de Rondônia

A previsão é de que o Ministério da Saúde envie para Rondônia mais doses da vacina dia 22 de outubro.

Vacina contra a poliomielite

  • A vacina é oferecida o ano inteiro em todos os postos de saúde.
  • Uma criança deve tomar ao menos três doses da vacina para estar imunizada: 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; 3ª dose aos 6 meses.
  • Há um reforço da vacina aos 15 meses. Nesse reforço, são administradas duas gotinhas.
  • O Ministério da Saúde realiza campanhas nacionais duas vezes ao ano. Mas a vacina pode ser aplicada a qualquer momento.

Fonte: Rede Amazônica

Continue lendo

POLICIAL

POLÍTICA

CIDADES

ELEIÇÕES 2020

MAIS LIDAS DA SEMANA